Av. Vicente Machado 1200 - 80420-011 Batel - Curitiba - PR
(41) 3232-1262 (41) 3232-5048
 
 
..............
Informações para Pacientes


Information for Physicians
 
Laboratório de Fisiologia Anorretal

O Assoalho Pélvico é um sistema anatômico e funcional de sustentação dinâmica dos órgãos urogenitais e anorretal tanto em homens como mulheres. A estreita relação entre diferentes órgãos e sistemas contidos na pelve torna a avaliação isolada ou individualizada vulnerável e imprecisa. Enquanto o diagnóstico patológico parece evidente a etiologia funcional pode estar “submersa”, conhecido como `Iceberg Syndrome`. Oque leva à tratamentos inapropriados e resultados funcionais medíocres.

Diversas doenças anorretais estão relacionadas a disfunção do Assoalho Pélvico. Constipação crônica, incontinência fecal, prolapso retal, retocele, doença hemorroidária, fissura anal, proctalgia, contração paradoxal do pubo-retal são as mais comuns. Apesar destas condições estarem relacionadas com o avanço da idade elas não são restritas a pacientes idosos. Outros fatores de risco como multiparidade, parto vaginal, obesidade, diabetes, cirurgias alargadas da pelve para tumores benignos e malignos do reto e próstata, histerectomia entre outros, devem ser avaliados.

O estudo funcional anorretal com a monometria e ecografia trans-retal é capaz de determinar o diagnóstico etiológico de cada condição e definir de forma objetiva o resultado potencial de cada alternativa terapêutica.

Os exames são de realização simples e indolor. O tempo médio para realização dos exames é em torno de 15-20 minutos, não sendo necessário nenhum tipo de anestesia, sedação ou preparo intestinal especial.

No dia 13 de abril de 2009 foi inaugurado o CEMPE, Centro de Medicina Pélvica do Hospital Santa Cruz, um serviço pioneiro no Brasil desenvolvido nos moldes de serviços de referencia americanos e europeus. A abordagem do paciente esta baseada em dois princípios:

Interdisciplinaridade: uma equipe de profissionais que trabalham interdependentemente (Ginecologia, Urologia, Proctologia, Fisioterapia), no mesmo local e interagem formalmente. Os pacientes avaliados são discutidos em equipe.

Avaliação global: método de diagnostico multidimencional, interdisciplinar, destinado a quantificar as capacidades e os problemas médicos e funcionais do paciente para definir um plano terapêutico apropriado.

A equipe da Proctoclin é responsável pela proctologia no CEMPE (Centro de Medicina Pélvica do Hospital Santa Cruz). Tel.: (41) 3312-3207.


   
Para agendamento de consulta ou duvidas ligue (41) 3232-1262 ou (41) 3232-5048 - contato@proctoclin.com